segunda-feira, 19 de maio de 2008

História em quadrinhos pela preservação ambiental


Histórias, causos e lendas que cercam o Pantanal mato-grossense são o pano de fundo do enredo para um gibi que está encantando crianças, pais e professores.
Acaba de sair do 'forno' a revistinha "Menina Pantanal e a Galerinha ecológica", pela editora TantaTinta. Uma coletânea de historinhas que têm como personagens principais a menina que dá título à obra e Ângela, a Garota Pantanal, uma versão adolescente da heroína. Ao seu lado, uma turminha formada por crianças de etnias diversas que juntas aprendem todo dia uma nova lição sobre a conservação do ambiente, a cultura pantaneira e muitas coisas de criança. Tudo ambientado no Pantanal.
O autor é o mato-grossense de Poxoréu Generino Oliveira Rocha, escritor, caricaturista, autor de inúmeras personagens de história em quadrinhos e estudante de jornalismo. No currículo artístico, diversas ilustrações e charges publicadas em revistas, livros, jornais e calendários na imprensa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A idéia de "Menina Pantanal" é, segundo o autor, fazer um trabalho pedagógico voltado principalmente às crianças. "É necessário educar e divulgar o Pantanal, para incentivar a preservação ambiental".

A intenção fica clara desde a primeira historinha, onde uma das personagens é o Minhocão do Pari, animal mítico dos 'causos' cuiabanos. A pesca e a caça predatórias, a conservação dos rios e a destinação do lixo são alguns dos temas encontrados na revistinha. Mas as histórias não se restringem à questão ambiental: tratam também de temas comuns ao cotidiano infantil, como os estudos, os brinquedos, e até questões mais sérias, como a desigualdade social. "Recheando" a obra, passatempos educativos.

Amor aos quadrinhos

A dedicação de Generino Oliveira aos desenhos começou na infância, em 1980, quando, ainda menino, copiava super-heróis dos gibis e desenhos animados da televisão. Mas foi do contato com desenhistas nacionais da linha de terror como Watson Portela, Mozart Couto, Rodval Matias e Eugênio Colonnese, que Generino veio a aperfeiçoar seu trabalho. Hoje, a "Menina Pantanal" e a "Garota Pantanal" são suas principais personagens.

A revistinha "Menina Pantanal e a Galerinha Ecológica" poderá ser adquirida nas bancas de jornais de Cuiabá. Contatos como autor através do e-mail: generinorocha@hotmail.com ou do tel. (65) 9919-8467.

Mais informações: (65)3023-5714/5715.

Nenhum comentário:

Postar um comentário